sábado, 12 de julho de 2014

A morte do último Ramone original

Ontem, sexta-feira 11/07/2014, faleceu o último membro da formação inicial do Ramones. Tommy Ramone não resistiu ao tratamento de câncer no ducto biliar. Com isso o mundo perde o último remanescente dos amigos que "fundaram" o Punk Rock. 

Claro que os mais puristas podem dizer que o primeiro ensaio dos Ramones em março de 1974 ainda contava com Joey na bateria. Mas após o fracasso dele no primeiro shows abriu espaço para outro baterista. 

No estúdio onde o grupo ensaiava, trabalhava Tommy Erdelyi, um húngaro que havia emigrado com a família para os Estados Unidos aos quatro anos de idade. Tommy havia tocado guitarra com Johnny no Tangerine Puppets e foi uma das primeiras pessoas a perceber a força primitiva dos Ramones. Na largada se tornou empresário da banda. 

Como empresário, seu primeiro ato foi colocar anúncios em jornais da cidade em busca de um novo baterista. Como ele próprio disse: "Foi horrível. Veio um monte de cabeludos metaleiros que queriam tocar como John Bohnam. Quando eles escutavam as músicas, que não tinham viradas e nem solos, desistiam na hora." 

 Depois de quatro meses de insistentes testes, sem sucesso, Johnny fez a emblemática pergunta: "Tommy, você é o único cara que conhece nossas músicas. Por que não toca bateria?". E mesmo sem nunca ter pego em uma baqueta ele aceitou o desafio. Assim fechava a primeira formação da maior banda Punk de todos os tempos. 

Tocou nos três primeiros álbuns do grupo: "Ramones" (1976), "Leave home" (1977) e "Rocket to Russia" (1977), esse último para mim o melhor da banda.


Nenhum comentário: