terça-feira, 15 de maio de 2012

Entrevista de Mickey Leigh falando sobre “... Ya Know?” novo álbum póstumo de Joey Ramone

Abaixo segue a reprodução da entrevista do irmão de Joey Ramone, Mickey Leigh, concedida a Rubens Herbst (Orelhada)



Como você chegou ao título “... Ya Know?”?

Mickey Leigh
 – Algumas ideias de títulos foram lançadas. Algumas pessoas envolvidas quiseram chamá-lo de “Rock & Roll is the Answer”, mas eu não me sentia muito atraído por este título. Então enviei uma mensagem a um amigo e perguntei a ele o que ele achava a respeito do título. Meu amigo também não gostou – ele respondeu que eu deveria pensar em coisas mais características da personalidade do meu irmão, e ele terminou o texto com “... you know?”(você sabe?).Eu não sabia se ele estava sugerindo isto como um título ou não, mas no momento em que vi aquelas duas palavras, pensei: “Isto é perfeito! Este é o título!” Eu alterei a escrita para colocar na forma que Joey diria.

Foi surpresa pra você descobrir que Joey tinha tanta coisa inédita?

Mickey
 – Não. Eu tinha um sentimento de que estas coisas estavam lá. Eu sabia que ele tinha escrito músicas que não haviam sido gravadas pela banda (os Ramones) e não estavam em seu primeiro álbum solo.

Qual a participação de Ed Stasium na seleção das faixas?

Mickey
 – Ed não selecionou as faixas. Eu selecionei. Havia algumas outras que achei que não eram boas o suficiente. Eu não lançaria alguma coisa que achasse que não fosse ótimo. Ed foi um instrumento, ele ajudou-nos a readquirir as canções que o Joey gravou como demos – 11 das quais estão neste álbum – da pessoa que as reteve da minha mãe e de mim por nove anos. Nós só tivemos quatro canções diferentes daquelas. Se não fosse pelo Ed fazer aquilo, este álbum não existiria.

Que critérios vocês usaram pra chamar os músicos convidados?

Mickey
 – Eu queria trabalhar com pessoas com as quais o Joey tinha trabalhado no passado. Mas a coisa mais importante para mim foi trabalhar com pessoas que tinham o espírito certo.

Qual a sua opinião a respeito da qualidade dessas músicas?

Mickey
 – De altíssima qualidade.

Você acha que esse disco é superior a “Don’t Worry About me”?

Mickey –
 Eu acho que é um dos melhores álbuns de todos os tempos.

Existe mais material inédito de Joey a ser lançado?

Mickey
 – Nunca se sabe.

O disco será divulgado com shows? Afinal, você também é músico.

Mickey
 – Muitas das pessoas que tocaram nas faixas, alguns convidados especiais e eu vamos apresentar as canções neste ano, no aniversário do desaparecimento de Joey Ramone. Fora isso, não tenho planos de fazer algo mais. Mas, novamente, nunca se sabe.

Na sua opinião, como a memória de Joey tem sido tratada desde a sua morte?

Mickey
 – Tão bem quanto a memória de alguém pode ser tratada.

Veremos outro livro sobre a vida de Joey, além daquele escrito por você e Legs McNeil?

Mickey –
 Não por mim.

Nenhum comentário: