quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Seria o Green Day Punk??

A chegada do Green Day em Porto Alegre, para uma turnê de shows pelo Brasil levantou, pelo menos para mim uma polêmica.

Ouvi, o que para mim são, alguns absurdos deflafragrados em programas de TV:
1º) O Green Day seria o maior nome do Punk mundial.
2º) Graças ao Green Day, o movimento lançado inicialmente pelo Sex Pistols e depois por Ramones, ganhou popularidade e visão.

Karaca... eu quase explodi quando ouvi isso. E o pior que não foi num bloguizinho de emo e coisa talz, e sim na toda poderosa rede "Glóbulo" em uma matéria sobre os shows da banda.

O erro começa por dizer que o movimento foi iniciado pelo Sex Pistols. Na verdade Ramones já existia desde 1974 tocando no CBGB. O que de fato ocorreu é que o Sex Pistols e o Punk inglês, até por seu estilo de vestir mais agressivo, chamou antes a atenção da grande mídia, enquanto Ramones somente no final da década de 80 é que virou um fenômeno mundial.
Green Day maior que Ramones e Sex Pistols??? Tenha dó... Não conseguem nem amarrar ao All Star dos dois...

Deem uma olhada no vídeo de parte do show que aconteceu ontem em Porto Alegre. Maior mela cueca....



Agora vem a questão: ISSO É PUNK???

Desculpem a minha intransigência, mais isso é POP. Pode até ser um pop de boa qualidade, mas nunca vai ser punk.
É impossível comparar o estilo do Green Day com Ramones. Não tem nada a ver.
Observem que as pessoas assistem ao show paradas, inertes, algo incompreensível em um "VERDADEIRO" show PUNK.

Então aí está minha resposta: GREEN DAY NÃO É PUNK!!!!!!

E você o que acha disso???

10 comentários:

Anônimo disse...

Fui no show no gigantinho,tava muito bom.Fui no show do NOFX tbm muito bom.Green Day ja foi punk isso não tenhamos dúvida,mas quem ja viu NOFX ao vivo sabe a diferença de uma banda punk.
abraço a todos

Prof. Peixe disse...

Vlw a visita amigo.

Não questiono a qualidade do som executado pelo Green Day, o brabo é escutar que eles são a MAIOR referência do PUNK. Aí dói, hehehe

Abração

tibiaforum disse...

Cara só esclarecer umas coisinhas ao cara criticando o Green Day ali.
Primeiro de tudo velhu,Vc viu todo o show?Pra dizer q as pessoas estavam paradas o tempo todo?Olhe videos da Basket Case,American Idiot,Welcome to paradise.Mas td bem,Se pra vc fazer um critica tão direta aos americanos como foi o album american idiot é ser pop.Kem sabe tu faz ae um album chamado.Brasileiro idiota,e ve se consegue entrar na midia e vender 15 milhoes de copias,Apos ter feito vc pode criticar muito o Green Day. ^^

Prof. Peixe disse...

Caro amigo tibiaforum

Desculpa se minha opinião te ofende como fã do Green Day, não era a intenção.
Porém em seu comentário vc ajuda a ratificar o que eu disse na postagem, ao questionar se as pessoas estavam paradas o tempo todo... Acredito que você nunca foi a um show do Ramones (maior ícone do movimento Punk) onde o público não parava um segundo.
O estilo musical "Punk" é marcado por batida forte e rápida acompanhado guitarra(baixo) reta e dura (sem solo algum). Não é algo só visual, moda ou título do álbum.
Em outras palavras o estilo do Green Day não se encaixa no Punk, e por mais que eles gostem deste rótulo, não deveriam usá-lo. No máximo um "New Punk", para respeitar o som que era executado pelas grandes bandas punks.

Prof. Peixe disse...

E só para esclarecer novamente, não estou fazendo uma crítica a qualidade do som do Green Day e nem quero avaliar quem é melhor ou pior, pois gosto musical é uma coisa muito pessoal e cada um tem o seu, devendo ser respeitado.
Só acho que os estilos musicais são uma forma de organizar as bandas por similaridade e devem ser respeitados.

Jukentins disse...

Olá Prof. Peixe e pessoal do fórum. Eu sei que estou muito atrasado na conversa, mas queria apensar expor meu ponto de vista. Green Day já tocou Punk Rock. Ouça todos os álbuns deles antes do Warning, de 2000: 39/Smooth (1990), Kerplunk (1992), Dookie (1994), Insomniac (1995), Nimrod (1997). Depois do Insomniac, começaram a adotar uma pegada mais comerical, com baladinhas acústicas como "Good Riddance (Time Of Your Life)", e a experimentar um som diferente com músicas como "Hitchin' A Ride". Já no Warning começaram a adotar um estilo mais alternativo, e no American Idiot não era mais Punk Rock, e sim algo que eu classificaria como Pop Punk/Pop Rock (tirando a música St. Jimmy). Eu sei que é de deixar puto essas merdas que falam na TV, e esses fãs que pagam um pau imenso pra banda, mas falar que nunca tocaram Punk Rock já é errado. E falar de qualidade de banda pela quantidade de CD's vendidos não tem nada a ver, tanta banda underground por aí fazendo um som do caralho, mantendo o punk rock vivo e mal ganhando dinheiro. Green Day vendeu tanto CD por que se vendeu pra indústria da música, mudando seu som pra fazer mais sucesso (mesmo como fã, encaro essa realidade), coisa que nem Ramones, nem Sex Pistols ou Clash fizeram. Obrigado, só queria expor minha opinião.

Anônimo disse...

prof peixe vc critica o green day por as pessoas estar paradas em uma musica? eu sou fan do Ramones e eles tbm tem baladas romanticas ou vc nunca ouviu baby i love you e i want around?

Prof. Peixe disse...

anônimo, compare qualquer.. e digo qualquer música mesmo.. em um show do Ramones com essa.. a energia da mais melosa canção do Ramones é um milhão de vezes maior.

Tavo disse...

kkkkkk, teve um cara aí dizendo que Ramones tem música lenta..... *_*

Esse nunca foi num dos shows do Ramones...

Jacinto disse...

E a cada novo álbum tem ficado bem pior. Esse último hit é muito pop